sexta-feira, 18 de março de 2011

PERFUMES 1: Uma breve introdução sobre perfumes


      Ah, perfumes !! Difícil encontrar alguém que não use, que não aprecie, que não tenha o seu preferido.  Não há nada melhor que uma pessoa cheirosa, não é mesmo
     O perfume é uma mistur a de óleos essenciais aromáticos, álcool e água.  A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito. Em lugar das flores eles tinham como base os extratos das especiarias e das ervas. Alguns dos mais populares eram: a amêndoa, o myrtle, a bergamota, o coentro, etc.
     Os perfumes modernos atuais são muito mais complicados. Atualmente, a indústria se desenvolveu e esse aroma é obtido sinteticamente. O perfume Chanel nº 5 deu início a um "boom" no uso dos aldeídos na fabricação de perfumes. Outro mérito da perfumaria foi reforçar a associação entre o uso do perfume e o jogo de sedução. A discussão ganhou fôlego na década de 50, quando a atriz Marilyn Monroe declarou que usava apenas uma gotinha de perfume para dormir. Mas a relação entre aroma agradável e apelo sensual vem de épocas remotas.
     É comum o mesmo perfume apresentar cheiros diferentes quando aplicado em pessoas diferentes. Isso se explica pois os odores corporais são únicos. A temperatura da pele interfere diretamente na vaporização do perfume e, portanto no cheiro que ele exala.
     Hoje sabemos que o perfume é capaz de revelar a personalidade das pessoas. De fato, o perfume é muito mais do que um prazer dos sentidos. É também uma mensagem, algo do próprio ser humano, projetando no exterior seu "eu" profundo, seus gostos, suas aspirações secretas.
     São necessários entre 6 a 18 meses para criar um perfume. É um período mágico em que as matérias primas se transformam em odor.
     A compra de um bom perfume é necessária não apenas pelo fato de ele ser algumas vezes extremamente caro, mas também pelo fato de que quando você compra um frasco de perfume, você geralmente continua usando por muitos anos. Uma boa escolha significa que você vai ter um cheiro agradável em inúmeras ocasiões, pelas próximas gerações.
 
-         - Classificação pela Concentração
A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):
·         Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
·         Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
·         Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
·         Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
·         Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).

 - Principais Famílias Olfativas
As fragrâncias classificam-se em:
·        Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
·        Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
 -     Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
·         Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
·         Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
·         Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
·         Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
·        Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

- Aplicação no corpo

     Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

     A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. É comum ouvir falar em fragrâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.
·       
           -  Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.
Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
·         - Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
·         - Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

-> ALGUMAS DICAS - http://mdemulher.abril.com.br/

Quanto devo passar para não exagerar?

Preste atenção nos frascos. "Os perfumes que vêm em frascos sem válvula podem ser usados à vontade, em todo o corpo, e são perfeitos para o verão. Para os produtos com válvula, são indicadas de duas a três aplicações no pescoço, pulso e colo. Frascos pequenos com aplicadores delicados são produtos concentrados. Por isso, devem ser aplicados com apenas um toque."

Qual é o melhor lugar para guardar os perfumes?

Em lugares escuros e frescos. "O local mais adequado é a geladeira. Mas como não é nada prático para o uso diário, guarde os frascos dentro da caixa e em um armário que mantenha a temperatura fresca, longe da luz do sol", ensina Verônica.

Meu perfume preferido é forte, posso usá-lo no calor?

Use-o apenas à noite, para marcar presença e seduzir. E não exagere na quantidade: aplique só uma gotinha atrás de cada orelha e no pescoço.

Há lugares certos do corpo para passar o perfume?

Sim. "Passe nos locais com maior circulação de sangue, como pescoço, pulsos, dobras dos cotovelos e joelhos. Mas você pode usar colônia no corpo todo. Evite apenas as partes mais sensíveis, como rosto e mucosas. À noite, borrife nos locais em que você gostaria de ser beijada", ensina a perfumista Verônica Kato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário